13 de abril de 2009

projecto 06_I shop therefore I am




Exercício 3_ alteração da identidade da marca


Para a alteração da identidade da Heinz Baked Beans procurei abordar a conotação simbólica do produto. Assim, pesquisei vários enquadramentos do feijão em fábulas e histórias fantásticas, que surge sempre associado a poderes mágicos e efeitos surpreendentes. Decidi então criar um produto que funcionasse como interpretação da história infantil "João e o Pé de Feijão".




A embalagem procura, assim, estabelecer uma ponte entre o imaginário e um possível enquadramento real da venda de um produto deste género - feijões mágicos. 




As características da embalagem respondem a esta prerrogativa. Destinando-se a um produto raro, valioso e de características suspeitas, procurei afastar-me das características dos produtos em série de venda em larga escala. Assim, as suas dimensões são reduzidas e cada embalagem contém apenas um feijão. O exterior da embalagem também não incluiu o nome do produto ou qualquer referência escrita, e as instruções de utilização do produto encontram-se no lado mais discreto da embalagem, funcionando quase como um simples complemento gráfico. 







Utilizei uma gama cromática (dourados, vermelho sangue e preto) que associo ao imaginário da magia. O estilo de desenho e caligrafia procuram aproximar-se do da Arte Nova, que me pareceu o mais adequado pela sua ligação à Natureza numa perspectiva mística.






Procurei assim que a ligação à fantasia na embalagem fosse criada unicamente pelas suas resoluções gráficas; enquanto o formato da embalagem (semelhante ao de uma caixa de fósforos) responde apenas a questões prácticas: portabilidade e discrição. Concluí que esta era a forma mais acertada de incluir o imaginário irreal num produto credível em termos da sua comercialização.


Sem comentários: