Contextualização

Mobile de origamis de papel impresso com o padrão dos preservativos Durex.
O exercício de contextualização centra-se especialmente no conceito mais distintivo da Durex, presente em todas as iniciativas e produtos da marca:
a importância do sexo seguro e satisfatório como uma das fonte principais do bem-estar global do Homem.
Assim, apliquei o padrão Durex nos pássaros de origami, uma vez que estes representam, na tradição oriental, o bem-estar, o equilíbrio, a segurança e paz interior.
Descontextualização

Preservativo Durex em plasticina.
A Durex é a marca associada à máxima qualidade disponível no fabrico de preservativos. Assim sendo, procurei expô-la de forma simetricamente oposta, explorando a hipótese de defeito de fabrico que existe em qualquer marca de preservativos (um aspecto que é, na minha opinião, demasiado ofuscado pela imagem publicitária da Durex).
Tirando partido do material, a plasticina, criei um preservativo Durex tosco, disforme e facilmente deformável, em tudo oposto à imagem associada aos preservativos desta marca. A plasticina é também um material associado às crianças, o que reforça esta contradição.
Descontextualização

Colagem de imagens e objectos, A3.
A imagem associa o preservativo Durex à Igreja católica. Sendo os preservativos um objecto tabu desta instituição religiosa, a Durex cria um choque ainda maior com a filosofia da igreja por ser uma marca que atribui muita importância ao prazer e ao sexo livre de preconceitos, para além da importância da contracepção para a saúde.
As figuras principais são retiradas do quadro A Anunciação, de Leonardo da Vinci; reforçando a ironia da imagem por representarem o momento em que é revelada a gravidez pura de Maria.
Sem comentários:
Enviar um comentário